​​​​​​​Viagem inaugural do navio “Thor Assister” para o Grupo Ocidental a 16 de agosto

No próximo dia 16 de agosto arranca a primeira viagem do navio “Thor Assister”, no âmbito do contrato do serviço de transporte marítimo regular de mercadorias entre Faial-Corvo-Flores-Faial, contratado pelo Fundo Regional de Apoio à Coesão e ao Desenvolvimento Económico à empresa Mutualista Açoreana de Transportes Marítimos, S.A.

Para o Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia, este é um momento particularmente positivo e representativo da promoção da coesão territorial e social da Região Autónoma dos Açores. 

Os termos desta operação, que integra várias soluções, desde carga contentorizada a armazenamento a frio, viabilizam o abastecimento regular das ilhas do Grupo Ocidental com diversos bens e recursos fundamentais para as populações locais, incluindo bens essenciais, como géneros alimentares, de higiene, rações e gás, para além de gado vivo e viaturas.

O navio “Thor Assister”, através de tanques incorporados na sua estrutura, permite, também, o transporte de combustível a granel, possibilitando um abastecimento mais adequado à ilha do Corvo, o que, previsivelmente, minimizará constrangimentos que perduram há vários anos.

É ainda de ressalvar que está em curso o licenciamento do navio para o transporte de passageiros, criando novas soluções para a mobilidade da população Açoriana e conferindo uma fiabilidade e uma flexibilidade inauditas ao modelo de transporte marítimo no Grupo Ocidental.

Refira-se, por fim, a especial valia do navio “Thor Assister” nos meses de inverno, que permitirá colmatar diversas necessidades logísticas e evitar o recurso ao rebocador Pêro de Teive, alocado ao Porto de Ponta Delgada, conforme se verificou nos últimos dois anos.

AA/GRA