Reitor da UAc congratula posição unânime da Assembleia Legislativa Regional

O Parlamento Regional aprovou, por unanimidade, um voto de protesto apresentado pelo Partido Social Democrata dos Açores contra o Governo da República por incumprimento do Contrato-Programa com a Universidade dos Açores.

O reitor da academia açoriana, João Luís Gaspar, congratulou-se com a posição unânime da Assembleia Legislativa Regional relativamente à matéria em apreço, e lembrou que se assim tivesse acontecido com os deputados regionais quando o assunto foi discutido na Assembleia da República, a questão do financiamento das universidades insulares já estaria, muito provavelmente, resolvida.

Sobre o Contrato-Programa em específico, no valor de 1,2 milhões de euros por ano, durante um período de quatro anos, João Luís Gaspar informou que o texto do mesmo ficou acordado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o anterior Governo Regional e a Universidade dos Açores a 18 de setembro do ano passado. Mais referiu que o compromisso estabelecido determinava a entrada em vigor do contrato com efeitos a 1 de janeiro de 2021.

Segundo o reitor, o assunto foi apresentado a Sua Excelência o Presidente do Governo Regional numa audiência realizada a 30 de dezembro último, estando o respetivo gabinete a tratar do assunto junto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

AA/UAc