Memorial de Teotónio de Ornelas Bruges em Angra do Heroísmo

A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e o Grémio Atlântico – Associação Cívica, Cultural e Solidária levam a efeito no dia 31 de outubro próximo, pelas 11 horas, a inauguração de um Memorial de Teotónio de Ornelas Bruges, da autoria de Dimas Simas Lopes, junto à entrada do Observatório Meteorológico José Agostinho, em Santa Luzia, Angra do Heroísmo.

Recorda-se que neste local existiu o Palácio de Santa Luzia (demolido nos inícios do século XX e agora reproduzido num painel azulejar a partir de desenho de Emanuel Félix Filho), onde viveu Teotónio de Ornelas Bruges, Visconde de Bruges e 1º Conde da Praia, .

Personagem da maior relevância na sociedade terceirense novecentista, Teotónio de Ornelas, foi o primeiro presidente de câmara eleito em Portugal. Temido e respeitado pelos seus adversários políticos, foi um acérrimo defensor das ideias liberais e um destacado chefe da Maçonaria local.

Esta homenagem da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e do Grémio Atlântico, ocorre por ocasião dos 150 anos do seu falecimento em 25 de outubro de 1870.

AA/CMAH