450 mil euros para as Associações de Bombeiros da Região

O Secretário Regional da Saúde e Desporto reiterou o cumprimento pelo Executivo Regional do pagamento às Associações de Bombeiros do arquipélago de apoios pela quebra de rendimentos decorrentes da atual pandemia de covid-19. 

Em declarações à imprensa, Clélio Meneses esclareceu que só há cerca de uma semana foram rececionadas todas as informações que comprovam os prejuízos, uma vez que “em alguns casos, as informações que foram dadas não correspondiam exatamente aos valores das perdas”. 

Tendo em conta as diferenças observadas, o Governo Regional solicitou às Associações de Bombeiros “informações que justificassem a perda de rendimentos ou a quebra financeira decorrente da pandemia”, frisou Clélio Meneses. 

Neste sentido, adiantou, “tendo chegado já estes valores ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, foi determinado que se procedesse em conformidade, no sentido de se pagarem estes apoios, tendo em conta o impacto negativo que a pandemia teve em cada uma delas, de acordo com aquilo que está demonstrado”. 

No total, as Associações de Bombeiros dos Açores vão receber cerca de 450 mil euros de apoios, havendo três que não recebem, por não terem registado quebras de rendimentos resultantes da pandemia. 

Clélio Meneses espera que estes apoios entrem nas tesourarias das associações nos próximos 30 dias, garantindo que “o procedimento já está iniciado”. 

O Secretário Regional da Saúde e Desporto relembrou, ainda, que “só a nível de apoios excecionais, para recuperação ou compra de equipamentos, este Governo Regional já pagou 100 mil euros”. 

AA/GRA