4 sismos sentidos nas últimas horas em São Jorge (corrigida)

Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) quatro sismos foram sentidos nas últimas horas em São Jorge.

Com intensidades entre os 2.0 e 2.8 (Richter) os sismos foram sentidos com intensidades de III e IV (Escala de Mercalli Modificada).

De recordar que a crise sismovulcânica que se tem vindo a registar na ilha de S. Jorge desde as 16:05 (hora local = UTC-1) do dia 19 de março se mantém, estendendo-se, grosso modo, ao longo de uma faixa com direção WNW-ESE, desde a Ponta dos Rosais até à zona do Norte Pequeno – Silveira.

O sismo mais energético desta crise ocorreu no dia 29 de março, às 21:56 (hora local = UTC), teve epicentro a cerca de 2 km a SSW de Velas e uma magnitude 3,8 (Richter). Até ao momento foram identificados cerca de 274 sismos sentidos pela população.

O CIVISA alerta para a possibilidade de ocorrência de sismos que podem atingir magnitudes mais elevadas do que as registadas até ao momento, assim como para o perigo de ocorrência de derrocadas potenciadas pela atividade sísmica. Existe a possibilidade real de se poder vir a registar uma erupção vulcânica, mas não há evidências de que tal esteja iminente.​​

AA/CIVISA