50 anos do NRP António Enes

A Marinha Portuguesa realiza este ano as comemorações dos 50 anos do NRP António Enes, no período de 13 a 18 de junho, nas ilhas do Faial e de São Miguel.

Em 13 de junho, na ilha do Faial, será celebrada às 12h00 uma missa na igreja Matriz da Horta, em homenagem aos militares falecidos no acidente ocorrido em 10 de março de 1987. Da parte da tarde, pelas 16h00, ocorrerá uma cerimónia de deposição de uma coroa de flores no mar, à saída do porto da Horta, próximo do local onde o navio sofreu o acidente.

Na semana de 14 a 18 de junho, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, o navio irá estar atracado no Cais Portas do Mar, estando aberto a visitas à população em geral.

As visitas podem ser canceladas sem aviso prévio, por questões de empenhamento operacional do navio em missões de busca e salvamento no mar.

Também no período de 14 a 18 de junho, vai estar em exibição no Solmar Avenida Center de Ponta Delgada, uma exposição de fotografia alusiva à história do navio, podendo ser visitada durante o horário de funcionamento do Centro Comercial.

A corveta António Enes é comandada pelo Capitão-de-fragata Bruno Alexandre Cortes Banha, com uma guarnição de 72 militares, exercendo a autoridade do estado no mar e nos espaços do território da Região Autónoma dos Açores, até 29 de julho de 2021. Nota: As visitas obedecem às atuais regras em vigor da DGS, nomeadamente uso de máscara

AA/CZMA