“A causa autonómica é o que nos une”

O Presidente do Governo Regional dos Açores recebeu em audiência o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, José Manuel Rodrigues, sublinhando os desafios comuns de ambos os arquipélagos e lembrando que “Portugal é maior e mais importante e relevante com a Madeira e os Açores”.

“A causa autonómica é o que nos une”, disse o Presidente do Governo, dirigindo-se ao líder dos parlamentares Madeirenses, que está de visita aos Açores.

José Manuel Bolieiro lembrou o “valor” que “a insularidade acrescenta ao País e à União Europeia”, pelo que “discriminações positivas para os constrangimentos incontornáveis” são fundamentais.

Para além das reivindicações, Açores e Madeira têm de “demonstrar todo o seu potencial”, mesmo sabendo que “os custos da insularidade são uma responsabilidade de soberania”.

Um processo de revisão constitucional, que clarifique as competências autonómicas, e uma “evolução positiva”, com “posições concertadas”, sobre a Lei das Finanças Regionais foram também pontos da conversa tida entre o Presidente do Governo Regional dos Açores e o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.

AA/GRA