A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam para o agravamento das condições meteorológicas e da agitação marítima nos Açores

A previsão do vento e do estado do mar aponta para um agravamento excecional das condições meteorológicas e de agitação marítima no arquipélago dos Açores, entre o final do dia de amanhã, dia 18 de fevereiro, e a noite de sábado, dia 20 de fevereiro.

A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e altura máxima de dez metros, com um período médio entre 11 e 14 segundos. O vento poderá registar uma intensidade média superior a 65km/h e rajadas superiores a 100km/h, provenientes do quadrante Oeste.

Assim, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional ​recomendam a toda a comunidade marítima que adote um estado de vigilância no mar e nas zonas costeiras, redobrando os cuidados tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras, devendo também reforçar a amarração das embarcações atracadas e fundeadas.

É vivamente desaconselhada as deslocações ou permanência em locais junto às falésias e zonas de arriba, ou nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

AA/CZMA