“A nossa diáspora é um orgulho para os Açores”

O Presidente do Governo Regional dos Açores sublinhou que a diáspora Açoriana é um orgulho para a Região pela forma como se afirmou nos seus países de acolhimento e em áreas como a política, economia ou cultura.

José Manuel Bolieiro falava na inauguração do Memorial ao Soldado Emigrante, que teve lugar na Praça do Emigrante, na cidade da Ribeira Grande.

O Presidente do Governo deixou uma “felicitação às comunidades emigradas”, lembrando que estas “dão contributos para o desenvolvimento dos seus países de acolhimento”, numa altura em que os Açores são mais “território de acolhimento”.

O governante deixou ainda uma mensagem para toda a descendência Açoriana, pedindo que “continuem a olhar os Açores com coração, com alma, com saudade, com vontade de visitar e investir” na Região.

O trabalho da Associação dos Emigrantes Açorianos foi também enaltecido na sessão por José Manuel Bolieiro.

Em 2021 evoca-se o centenário do regresso dos soldados tombados nos campos do Norte de França, Bélgica e em outros teatros da I Guerra Mundial.

O Memorial ao Soldado Emigrante, agora inaugurado, servirá para lembrar todos os emigrantes portugueses que morreram ao serviço das forças militares dos países de acolhimento, como os EUA, Canadá ou Brasil.

AA/GRA