Aberto programa europeu de mobilidade para artistas e profissionais da cultura

A Comissão Europeia lançou o seu novo regime de mobilidade, bem como um primeiro convite à apresentação de propostas de mobilidade individual, durante um evento de alto nível em Bruxelas, na Bélgica, projeto que pode abarcar iniciativas e profissionais do setor cultural.

Beneficiando de um orçamento total de 21 milhões de EUR ao abrigo do programa Europa Criativa para um período de três anos (2022-2025), “A Cultura Move a Europa” torna-se o maior regime europeu de mobilidade para artistas e profissionais da cultura destinado a todos os países e setores abrangidos pela vertente Cultura do programa Europa Criativa.

O primeiro convite à mobilidade individual destina-se a artistas e profissionais da cultura que trabalham nos seguintes setores: arquitetura, património cultural, design, design de moda, tradução literária, música, artes visuais e artes do espetáculo dos países participantes no programa Europa Criativa e que viajem para outro país do programa Europa Criativa, por um período de sete a 60 dias, no caso de artistas individuais, e de sete a 21 dias em caso de grupos de pessoas (duas a cinco pessoas).

O presente convite está aberto de 10 de outubro de 2022 a 31 de maio de 2023.

As ações de mobilidade individual funcionarão com base em convites contínuos abertos todos os anos, do outono à primavera, com avaliações mensais.

O subsídio de mobilidade inclui: despesas de viagem normais (350 euros de viagem de ida e volta para distâncias até 5.000 km e 700 EUR de viagens de ida e volta para distâncias superiores a 5.001 km), além de 75 euros por dia para contribuir para as despesas de estadia e alojamento. Além disso, em consonância com as prioridades horizontais do programa, como a inclusão e a sustentabilidade, estão previstas várias dotações complementares, tais como o apoio aos requerentes provenientes de países e territórios ultraperiféricos ou que viajem para esses destinos.

Conheça o regulamento do programa em: A Cultura Move a Europa

AA/GRA