Acessos ao Hospital da Horta vão ser reformulados

O Secretário Regional da Saúde e Desporto presidiu à cerimónia de assinatura do contrato para a empreitada de reformulação do Plano de acessos ao Hospital da Horta.

A obra terá a duração de quatro meses, com um investimento previsto de 404.750 euros, e vai permitir um acesso condigno ao novo edifício da unidade de saúde do Faial. Fica igualmente garantida a circulação em todo o perímetro do hospital, com possibilidade de estacionamento em qualquer um dos parques existentes, que passam a dispor de mais 56 novos lugares. O armazém do hospital terá uma área de 500m2 para cargas e descargas junto ao novo armazém.  

Clélio Meneses anunciou também na ocasião que está já em curso a elaboração de um projeto para reformulação do corpo antigo do hospital, que consiste na substituição da rede de águas, reabilitação de casas de banho, substituição de caixilharias, pavimentos e tetos falsos. O projeto de reformulação está previsto ser entregue pelo projetista até final do corrente mês, iniciando-se a obra ainda no ano corrente. 

O Secretário Regional da Saúde e Desporto anunciou, por outro lado, uma intervenção “de imediato” nos Centros de Saúde das Velas e Lajes do Pico, e a conclusão do processo do Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores. 

No Faial, Clélio Meneses deixou uma palavra de reconhecimento pelo trabalho dos profissionais de saúde, no controle da pandemia e nos bons resultados alcançados. “Atingimos esta semana as 100 mil doses de vacinas nos Açores e também atingimos já a fasquia diária das duas mil doses. Isto só se consegue com enorme esforço dos profissionais de saúde que têm tido um trabalho incansável e impagável. A resposta que estamos a dar também, é no sentido de revalorizarmos remuneratoriamente as carreiras e procedermos também à regularização remuneratória de situações, algumas delas com mais de dez anos” – referiu.

AA/GRA