Açores com mais 5850 doses de vacina da Pfizer

Foram entregues 5850 doses da vacina Comirnaty da Pfizer nos Serviços Farmacêuticos do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira. Está prevista entrega de igual quantidade no próximo dia 15 de março nos Serviços Farmacêuticos do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.

Estas doses permitirão continuar, de acordo com o plano e prioridades estabelecidas, a vacinação das pessoas com mais de 75 anos de idade e com mais de 50 anos com as comorbilidades prioritárias constantes da 1ª fase da vacinação. Assegurada fica também a vacinação de doentes que fazem diálise peritoneal e hemodiálise nos Açores.

Uma nota da Direção Regional da Saúde adianta ainda que, dia 2 de março, estava previsto chegar aos Açores 8500 doses de vacinas da AstraZeneca, mas o laboratório fornecedor não cumpriu com a entrega hoje a Portugal. Contudo a “task force” informou a Direção Regional de Saúde dos Açores de que não houve cancelamento da entrega, pelo que se aguarda que o país ainda possa receber esta encomenda por parte da Astra e que a entrega à Região possa ocorrer ao longo desta semana.

As vacinas da Astra permitirão alargar a vacinação aos profissionais de saúde privados e às forças de segurança na Região Autónoma dos Açores.

AA/DRS