Açores com mais uma morte por Covid-19

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 17 novos casos positivos de Covid-19, sendo 12 em São Miguel e 5 na ilha Terceira. Este resultado decorre de 1.267 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região e de outras realizadas em laboratórios privados.

SÃO MIGUEL – 12 NOVOS CASOS

– 1, relacionado com cadeias anteriores;

– 9, no âmbito de uma nova cadeia em Vila Franca do Campo;

– 2, relacionados com viagem ao exterior (residente e não residentes – positivos ao 6º dia).

ILHA TERCEIRA – 5 NOVOS CASOS

– 3, relacionados com as cadeias de transmissão anteriormente identificadas;

– 2, relacionados com duas novas cadeias de transmissão, uma em Angra do Heroísmo e outra na Praia da Vitória.

RECUPERAÇÕES – 57

– 6, na ilha Terceira – todas em Angra do Heroísmo;

– 51 em S. Miguel (31 em Ponta Delgada, 7 na Povoação, 11 na Ribeira Grande e 2 em Vila Franca do Campo).

FALECIMENTO

Registou-se ontem um óbito, às 12h36, no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, de uma mulher de 89 anos, que dera entrada poucas horas antes na Unidade de Saúde. Residia na freguesia das Doze Ribeiras, do concelho de Angra do Heroísmo.

SITUAÇÃO ATUAL NA REGIÃO:

INTERNAMENTOS – 13

– 6, no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada;

– 6, no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira – 3 dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos;

– 1, um no Hospital da Horta.

– Estão ativas 49 cadeias de transmissão, sendo 34 em S. Miguel (com o surgimento de uma nova cadeia São Miguel + Vila Franca, uma cadeia São Miguel + S. Jorge, e 14 na Terceira (duas novas cadeias, uma em Angra do Heroísmo e outra na Praia da Vitória).

– Foram já extintas 23 cadeias de transmissão, as últimas das quais na ilha de São Miguel, uma na Ribeira Grande e outra em Ponta Delgada.

– Existem à data de hoje 447 casos positivos ativos, sendo 328 em S. Miguel, 117 na Ilha Terceira, um no Pico e um no Faial.

– Foram detetados até hoje 1.329 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se 20 óbitos e 778 recuperações.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.

É reiterada a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.

Para mais informação deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores sobre o controlo da pandemia na Região, em https://destinoseguro.azores.gov.pt/, ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.

O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h30 e as 18h30, nos dias úteis, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30.

Está disponível também o endereço de correio eletrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus.

AA/Gacs