Açores voltam a integrar o TOP 100 de Destinos Sustentáveis

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo revelou que os Açores voltam a integrar a lista do TOP 100 de Destinos Sustentáveis da Green Destinations.

A governante salientou que, desde o ano passado, os Açores são certificados como Destino Turístico Sustentável, sendo o único arquipélago no mundo e a única região do país com essa distinção, considerando que “este foi um trabalho, nem sempre visível, dos últimos anos, com consequências muito positivas, principalmente nos tempos que se vivem atualmente”.

Segundo a governante, “importa sermos cada vez mais ambiciosos e continuar a trabalhar para alcançar os mais elevados níveis desta certificação”.

Com este TOP 100, a Green Destinations reconhece e apresenta histórias de turismo sustentável e as suas boas práticas como exemplos inspiradores para outros Destinos, para operadores turísticos e para viajantes.

A lista do TOP 100 de destinos sustentáveis pode ser consultada em: https://greendestinations.org/sustainabletop100/.

Em 2020, a Green Destinations já tinha distinguido os Açores na categoria ‘Best of Nature’, em 2019 na categoria ‘Best of Europe’, como uma das regiões que contribuiu para Portugal ser galardoado com aquele prémio, e, em 2018, na categoria ‘Best of the Atlantic’.

Desde 2012 que o arquipélago é também galardoado pelo Quality Coast, programa da Green Destinations, sendo, desde 2014, um destino platina, o nível mais alto deste galardão, que distingue as melhores práticas de destinos sustentáveis.

A Green Destinations é uma fundação sem fins lucrativos para o desenvolvimento e reconhecimento de destinos sustentáveis, liderando uma parceria global de representantes, organizações especializadas e instituições académicas.

AA/Gacs