Adesão à vacinação nas Velas superou expetativa

Um total de 1.060 pessoas recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, nas Velas, em São Jorge, no âmbito da Operação “Periferia” que decorre naquela ilha. 

No primeiro dia foram inoculadas 311 pessoas e segundo dia o total de inoculações foi de 758. A Operação de vacinação em massa naquela ilha prossegue no concelho da Calheta, onde mais 800 pessoas recebem a primeira dose da vacina, no pavilhão da Escola Secundária local. 

O Diretor Regional da Saúde, que esteve presente nas Velas, disse que o total de inoculações naquele concelho superou as expetativas. “Superou ligeiramente o número previsto de inoculações no concelho, o que nos deixa obviamente satisfeitos” – sublinhou. 

Berto Cabral espera que o resultado na Calheta seja “pelo menos semelhante, e que nos deixe satisfeitos, já que se prevê uma forte adesão dos calhetenses” – frisou. 

O responsável refere, por outro lado, que a Operação a desenvolver em seguida na ilha do Pico “está pronta a executar, com a mesma garantia de sucesso, a desenvolver pelas mesmas equipas em conjunto com os profissionais de saúde da Unidade de Saúde de Ilha do Pico”. Berto Cabral confirmou o início da Operação na próxima sexta-feira, no Centro de Saúde das Lajes. 

A operação de vacinação em massa contra a Covid-19 na ilha do Pico, arranca dia 18 pelas 08h30, no Centro de Saúde das Lajes, onde constam cerca de 700 utentes na lista da população a vacinar no concelho. No dia 19 será a vez do concelho da Madalena, com cerca de 1.000 utentes a vacinar, a partir das 08h30 no Centro de Saúde local. E no dia seguinte, domingo, 20 de junho, a Operação “Periferia” chega a São Roque, com a previsão de 1.000 utentes a vacinar, também a partir das 08h30, no Centro de Saúde.  

Refere ainda o Diretor Regional da Saúde, que os números agora avançados para os três concelhos do Pico “podem sofrer alteração, para mais, uma vez que nos próximos dias, mais utentes vão aderir à vacinação. O modelo a aplicar na ilha montanha, é o mesmo que suportou esta Operação nas ilhas de Santa Maria, Flores, Graciosa e São Jorge. Aos profissionais de Saúde locais a alocar pela Unidade de Saúde de Ilha do Pico, juntam-se tês enfermeiros designados pela respetiva Ordem e a equipa militar que está nos Açores desde o início desta Operação, em Santa Maria” – adiantou Berto Cabral.  

AA/ARS