Agenda Cultural da Praia da Vitória com concertos, cinema e um evento dedicado aos videojogos

A Praia da Vitória, entre os dias 12 de março e 04 de abril, dispõe de uma agenda cultural preenchida com concertos de artistas e coletividades locais, cinema para todas as idades e um evento para os apreciadores da conceção e diversão dos videojogos.

A 12 de março, pelas 21h30, decorrerá o concerto “Missione Italia”, da autoria dos Wave Jazz Ensemble com Sónia Pereira.

Os bilhetes para este concerto têm um custo de cinco euros, e estão disponíveis para aquisição na bilheteira da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, que se encontra a funcionar de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00, ou ligando para o 295 545 700. Os bilhetes podem ser adquiridos também online, através da Ticketline. No próprio dia, a bilheteira do Auditório do Ramo Grande abre duas horas antes do início do evento.

Aquando da realização dos espetáculos e sessões de cinema, mantém-se a obrigação do cumprimento de todas as normas de proteção e salvaguarda da saúde pública, havendo uma redução do público presente na sala (para um terço da respetiva lotação, ou seja, um máximo de 140 espetadores), garantindo-se as regras de distanciamento social, para além do uso obrigatório de máscara e higienização frequente das mãos.

CADA – Congresso de Apoio Domiciliário dos Açores

No próximo dia 13 março, sábado, pelas 12h30, decorrerá a 4ª edição do CADA – Congresso de Apoio Domiciliário dos Açores, onde se irão abordar temas relacionados com o cuidado da terceira pessoa, de modo a fornecer aos cuidadores mais e melhores ferramentas de trabalho, assim como abordar o impacto social e económico da pandemia nas pessoas e na região de um modo geral.

Não é permitida a presença de público neste evento, no entanto, o mesmo será transmitido em direto em: NOS AÇORES (canal 189), canal da VITEC, MEO KANAL (124432), no Facebook da VITEC e da Doce Lar, bem como através do Youtube, na AzoresTV.

Aniversário da Filarmónica União Praiense

No dia 20 de março, pelas 20h00, irá realizar-se também o concerto comemorativo do 117º aniversário da Filarmónica União Praiense, no Auditório do Ramo Grande.

Os bilhetes para este concerto são gratuitos, porém os interessados deverão dirigir-se às bilheteiras da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira ou do Auditório do Ramo Grande (nas duas horas que antecedem o início do espetáculo) para garantirem os seus ingressos.

Cinema Infantil – “A Fábrica de Sonhos”

Já a 21, pelas 15h00, estão de regresso as matinés de cinema infantil no Auditório do Ramo Grande, desta feita, com a exibição do filme “A Fábrica de Sonhos”.

Mina, uma menina de 12 anos habituada a viver apenas com o seu pai, vê a sua vida transformar-se totalmente com a chegada de Jenny, a filha da nova namorada do pai e a sua nova “irmã”. Jenny revela-se uma pestinha que quer tudo à sua maneira e Mina quer vê-la fora da sua vida. Uma noite, após adormecer e por acidente, Mina descobre o mundo fantástico onde todos os sonhos são feitos: a Fábrica dos Sonhos. Percebe então que, com a ajuda dos construtores de sonhos, pode influenciar a atitude de Jenny através dos sonhos dela. Mas alterar os sonhos tem graves consequências, e Mina vê-se obrigada a salvar Jenny no mundo dos sonhos, para salvar a sua família na vida real.

Os bilhetes das sessões de cinema custam três euros e meio, e podem ser adquiridos nos lugares habituais – bilheteira da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, Ticketline e Auditório do Ramo Grande nas duas horas antes que antecedem o espetáculo.

Cinema Infantil – “Trolls: Tour Mundial”

A 28 de março, pelas 15h00, estará em exibição na tela do Auditório do Ramo Grande outro filme para os mais novos, intitulado “Trolls: Tour Mundial”,

Nesta nova aventura, os trolls Poppy e Branch descobrem algo verdadeiramente espantoso: há outros mundos povoados por trolls além do seu, e cada um dos clãs é devoto do seu estilo musical preferido, que tanto pode ser funk, country, tecno, clássico, pop ou rock. Essas diferenças poderiam ser uma grande mais-valia para todos, não fosse o caso da Rainha Barb, ajudada pelo Rei Thrash, seu pai, ter intenções de destruir todos os estilos musicais, à exceção do rock. Com a pluralidade musical em risco, Poppy, Branch e os seus amigos próximos decidem juntar-se para estragar os planos de Barb.

Praia GameJam

O Praia GameJam, evento para a promoção do desenvolvimento de videojogos na Praia da Vitória, irá acontecer na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, nos dias 2, 3, e 4 de abril.

Este evento, dedicado ao desenvolvimento de videojogos, consiste em colocar os seus participantes a programar, desenhar, animar e a produzir durante o decorrer da atividade, afim de se conceberem o seu videojogo para PC, num total de 38 horas. Ao fim do prazo definido será dado um período para as equipas fazerem uma apresentação do seu produto final.

Serão atribuídos prémios em vouchers para as categorias de melhor jogo, no valor de 800 euros, à melhor banda sonora, à melhor arte e ao jogo com melhor jogabilidade, no valor de 200 euros cada. Os vouchers poderão ser utilizados em qualquer loja do comércio da Praia da Vitória.

O evento, realizado em conjunto com a Câmara Municipal da Praia da Vitória com a Moshbit, irá decorrer como se se tratasse de uma maratona de programação ininterrupta, onde qualquer pessoa com vontade de criar, experimentar e produzir é bem-vinda. Os objetivos desta iniciativa passam por dinamizar e promover uma cooperação, inovação e experimentação na área de programação dos videojogos, criando-se uma cultural saudável de produção de jogos na Ilha Terceira, ideal para a formação de jovens talentos e captação de empresas deste ramo.

A MoshBit tem como principal objetivo informar os seus leitores das últimas novidades do universo “geek” através de diversos canais, sendo o site o seu principal meio de comunicação. Para além da componente informativa, a equipa é também responsável pelo planeamento, organização e execução de várias iniciativas que visam a dinamização da cultura digital na região e país.

O Município da Praia da Vitória continua a preparar uma série de novos eventos culturais para o Auditório do Ramo Grande para os meses de abril e maio. Brevemente serão apresentados os cartazes.

AA/CMPV