Agenda cultural de março na Praia da Vitória preenchida

O concerto dos Wave Jazz Ensemble com Sónia Pereira, o concerto comemorativo dos 117 anos da Filarmónica União Praiense, a sessão dupla de cinema do filme “Listen” e a exposição militar “100 Anos da Aviação Naval” compõem a agenda cultural da Praia Vitória para o mês de março.

Já para este fim-de-semana, nos dias 5 (sexta-feira) e 6 (sábado) de março, será exibido o filme “Listen”, pelas 21h00, no Auditório do Ramo Grande.

Após o final da sessão de cinema de sexta-feira, a atriz Lúcia Moniz, que faz parte do elenco principal deste filme, irá fazer um comentário sobre o próprio filme e sobre como foi a sua experiência durante as gravações e interpretação de uma das personagens centrais desta longa-metragem.

O filme retrata o drama vivido por uma família portuguesa emigrada no Reino Unido, a quem os serviços sociais retiram a guarda dos três filhos, que consideram em risco de sofrer danos emocionais, desencadeando os protocolos do sistema de adoção forçada. Desesperados, os pais tentam encontrar uma forma de provar que são capazes de cuidar das crianças, antes que seja demasiado tarde.

Sendo esta a primeira longa-metragem da atriz e realizadora Ana Rocha de Sousa, “Listen” é uma co-produção entre a Bando à Parte e a Pinball London. Rodada nos arredores de Londres, conta com elenco encabeçado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles. Foi distinguido com o prémio Bisato d’Oro de melhor realização – um dos galardões paralelos do Festival de Cinema de Veneza – e venceu também o prémio Sorriso Diverso Venezia “pela sua abordagem às questões sociais”.

Os bilhetes para esta sessão dupla de cinema têm um custo de três euros e meio, e estão disponíveis para aquisição na bilheteira da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, que se encontra a funcionar de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00, ou ligando para o 295 545 700. Os bilhetes podem ser adquiridos também online, através da Ticketline. No próprio dia, a bilheteira do Auditório do Ramo Grande abre duas horas antes do início do evento.

Aquando da realização dos espetáculos e sessões de cinema, mantém-se a obrigação do cumprimento de todas as normas de proteção e salvaguarda da saúde pública, havendo uma redução do público presente na sala (para um terço da respetiva lotação, ou seja, um máximo de 140 espetadores), garantindo-se as regras de distanciamento social, para além do uso obrigatório de máscara e higienização frequente das mãos.

Wave Jazz Ensemble com Sónia Pereira

Já no próximo fim-de-semana, a 12 de março, pelas 21h30, decorrerá o concerto intitulado “Missione Italia”, a cargo dos Wave Jazz Ensemble com Sónia Pereira.

Os bilhetes para o concerto têm um custo de cinco euros e estão disponíveis para aquisição nos lugares habituais – bilheteira da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, Ticketline e Auditório do Ramo Grande nas duas horas antes que antecedem o espetáculo.

No âmbito das recomendações de segurança da Autoridade de Regional de Saúde, e à semelhança de todos os outros eventos, a sala de espetáculos terá lotação reduzida e lugares marcados, sendo obrigatório o uso de máscara e higienização das mãos.

Aniversário do Filarmónica União Praiense

No dia 20, pelas 20h00, irá realizar-se também o concerto comemorativo do 117º aniversário da Filarmónica União Praiense, no Auditório do Ramo Grande.

“Após um ano sem atividade praticamente nenhuma, devido às circunstâncias epidemiológicas que marcam a saúde pública desde o ano passado, quisemos assinalar o aniversário da Filarmónica União Praiense com um concerto, que se quer que seja também o mote para uma reativação da nossa atividade junto da comunidade”, afirma Madalena Pereira, responsável pela Filarmónica União Praiense.

Exposição militar “100 Anos da Aviação Naval”

Entretanto, encontra-se patente até ao dia 31 de março, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, a exposição militar “100 Anos de Aviação Naval”, onde se podem encontrar vários painéis com registos fotográficos, testemunhos de antigos pilotos e histórias que compuseram o início da formação da aviação naval portuguesa.

Esta mostra, que resulta de uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal da Praia da Vitória e do Comando da Zona Marítima dos Açores, pode ser visitada durante o horário de funcionamento da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira – das 09h00 às 17h00.

O Município da Praia da Vitória continua a preparar uma série de novos eventos culturais para o Auditório do Ramo Grande. Brevemente serão apresentados os cartazes.

AA/CMPV