Água de São Roque do Pico distinguida com selo de qualidade

A Câmara Municipal de São Roque do Pico foi distinguida pela ERSARA (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores) com o ‘Selo de Qualidade da Água para Consumo Humano’ referente ao ano de 2019.

Atribuído anualmente, o galardão visa premiar as entidades gestoras que se distinguem pela qualidade dos seus sistemas públicos de abastecimento e contribuir para reforçar a confiança na qualidade da água da torneira por parte dos consumidores.

O relatório à qualidade de água agora tornado público indica que nas 366 análises realizadas ao longo do ano de 2019, o concelho de São Roque do Pico obteve uma pontuação de 99,28 por cento nos indicadores ‘Água Segura’ e ‘Cumprimento Valor Paramétrico’, uma pontuação que coloca a qualidade da água de São Roque do Pico como uma das melhores dos Açores.

Na análise global às nove ilhas o relatório anual concluiu que a água da torneira nos Açores mantém “os mais elevados padrões de qualidade”, sendo 99 por cento segura, o que constitui o valor mais alto dos últimos 10 anos.

Além de São Roque do Pico foram ainda distinguidos nos Açores os Serviços Municipalizados de Angra do Heroísmo, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Ponta Delgada, a Câmara Municipal de Lagoa, a Câmara Municipal da Ribeira Grande e a Praia Ambiente.

Nos restantes concelhos, o relatório da ERSARA indica que apesar de não terem sido distinguidos a água é, no geral, “da mais elevada qualidade”, não apresentando o seu consumo qualquer risco para a saúde pública ou falta de potabilidade.

AA/CMSR