Alexandre Gaudêncio enaltece papel da Associação dos Emigrantes Açorianos

O presidente da Câmara da Ribeira Grande marcou presença na cerimónia de comemoração do primeiro aniversário da Praça do Emigrante, evento que contou com a presença do presidente do governo regional dos Açores, bem como da embaixadora do Canadá em Portugal.

A cerimónia ficou marcada pela inauguração do “Memorial ao Soldado Emigrante” em honra dos soldados emigrantes, evocando-se, na ocasião, a memória de Manuel Mendonça, soldado emigrante açoriano que faleceu em combate na I Grande Guerra Mundial.

Alexandre Gaudêncio enalteceu também o papel que a Associação dos Emigrantes Açorianos tem tido na valorização da Praça do Emigrante. “Quero realçar e agradecer à Associação dos Emigrantes Açorianos pelo trabalho desenvolvido em prol da temática da emigração”, vincando que “a Ribeira Grande tem sabido capitalizar o fenómeno da emigração através da dinamização dos espaços públicos existentes, como são exemplos a Praça do Emigrante ou o Museu da Emigração”, disse.

Na ocasião, o presidente da autarquia destacou que a Praça do Emigrante é um excelente exemplo da boa aplicação dos fundos comunitários na reabilitação urbana. “Não fossem os fundos comunitários, que nos atribuíram 85% a fundo perdido para esta obra, provavelmente não estaríamos aqui hoje. É, por isso, determinante que as autarquias tenham mais autonomia na gestão dos fundos que vêm da Europa para que as obras aconteçam”, acrescentou.

O edil vincou ainda a importância de as obras públicas terem um efeito reprodutivo, ou seja, “que consigam proporcionar o surgimento de novos empreendimentos privados”, como de resto está previsto acontecer na envolvência da Praça do Emigrante.

AA/CMRG