Alunos do Nordeste premiados em quase todas as categorias de concurso de escrita

A Escola Básica e Secundária do Nordeste, na ilha de São Miguel, arrecadou sete lugares no VI Concurso Regional Palavras com História (ano letivo 2019-2020) ao qual concorreram 389 alunos de 20 escolas dos Açores.

Nas quatro categorias do concurso, a EBS do Nordeste apenas não teve classificados na primeira categoria, obtendo bons resultados nas restantes três. As alunas do 6º ano, Sofia Silva e Maria Noé Franco, obtiveram o 1º e 2º lugar, respetivamente, da 1ª categoria, ficando o Vasco Duarte Cabral e o Romeu Lima, do 5º ano, e na mesma categoria, com uma Menção Honrosa.

No 8º ano de escolaridade, a Simone Melo e a Laura Mendonça foram outras alunas premidas, na 2ª categoria do concurso, arrecadando o 2º e 3º lugar respetivamente, e a Bianca Bernardo, do 9º ano de escolaridade, foi a vencedora da quarta categoria.

O repto lançado este ano pela Rede Regional de Bibliotecas Escolares, promotora da iniciativa, foi que os textos apresentados recaíssem sobre o tema “Viagem”, e com o mesmo objetivo de criar nos alunos o gosto pela escrita e pela leitura, de valorizar a criatividade e a imaginação através da escrita e de estimular o gosto pelos valores da identidade, da cultura e da língua portuguesas.

O júri do concurso é composto por um representante da entidade promotora e por mais dois elementos das entidades parceiras (Departamento de Línguas Modernas da Universidade dos Açores e a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada).

Não é a primeira vez que a Escola Básica e Secundária do Nordeste é premiada neste concurso de escrita, tendo este ano aumentado o número de premiados, e numa edição em que, na opinião do júri, a qualidade dos textos apresentados tem vindo na generalidade a melhorar.

AA/CMN