Alunos voltaram a alistar-se nas Forças Armadas

No passado dia 3 de junho, 61 alunos das Escolas Básicas Integradas da ilha do Faial participaram em atividades no âmbito da iniciativa do Programa das Forças Armadas, “Alista-te por um dia!”, sob coordenação do Comando Operacional dos Açores e com o envolvimento ativo das Zonas Militares sediadas na região.

O navio patrulha oceânico NRP Setúbal recebeu a bordo os jovens alunos que tiveram a oportunidade de visitar a ponte e a enfermaria do navio, e ainda de aprender alguns conceitos básicos da arte marinheira. Para além disso, os alunos assistiram e participaram de forma dinâmica numa exposição de equipamento e armamento do Exército Português, realizada a bordo no navio por uma equipa de militares do Regimento de Guarnição nº1.

Também nos dias 25 e 26 de maio, 56 alunos da Escola Básica Integrada da Povoação e 91 alunos da Escola Básica Integrada da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, participaram em atividades no âmbito da iniciativa do Programa das Forças Armadas, “Alista-te por um dia!”, sob coordenação do Comando Operacional dos Açores e com o envolvimento ativo das Zonas Militares sediadas na região.

O navio patrulha oceânico NRP Setúbal recebeu a bordo os jovens alunos que tiveram a oportunidade de visitar a ponte e a enfermaria do navio, e ainda de aprender alguns conceitos básicos da arte marinheira.

No Regimento de Guarnição N.º 2, estes alunos assistiram e participaram de forma dinâmica e ativa num conjunto de atividades de cariz militar, nomeadamente a cerimónia do Içar da Bandeira Nacional e uma exposição de meios e capacidades.

Estas iniciativas pretendem dar a conhecer, de forma dinâmica e apelativa, as atividades mais representativas das Forças Armadas Portuguesas, o quotidiano da vida militar, promover a cooperação e o respeito entre os jovens, e consolidar os conhecimentos sobre os símbolos nacionais. Na Região Autónoma dos Açores, esta atividade é enquadrada por um protocolo celebrado entre a Secretaria Regional de Educação e Cultura e o Comando Operacional dos Açores , em 16 de julho de 2019.

AA/COA