Apreensão de 66 quilos de pescado subdimensionado na ilha Terceira

O Comando Territorial dos Açores, através do Posto Territorial da Praia da Vitória, ontem, dia 29 de março, apreendeu 66 quilos de pescado subdimensionado, no concelho da Praia da Vitória, na Ilha Terceira.

No âmbito de uma ação de fiscalização no Porto de Pescas do Cabo da Praia, destinada ao controlo das regras de captura, desembarque, transporte e comercialização de pescado fresco, os militares da Guarda detetaram a bordo de uma embarcação de pesca profissional 32 quilos de peixão (Pagellus bogaraveo), dez quilos de boca negra (Helicolenus dactylopterus) e 24 quilos de alfonsim (Beryx splendens) sem que tivessem a medida mínima estipulada por lei para ser comercializado, resultando na sua apreensão.

No seguimento da ação foi identificado o mestre da embarcação, um homem de 34 anos, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação e os factos comunicados à Inspeção Regional das Pescas (IRP).

O pescado apreendido, após verificação do seu estado pelo médico veterinário, foi entregue a uma instituição de solidariedade social local.

A GNR alerta que uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objetivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso. 

AA/GNR-CTA