Apresentação do livro “Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal”

A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a cultura vitivinícola nos Biscoitos é um elemento diferenciador que coloca a freguesia, o concelho e a região no mapa turístico nacional e internacional e, como tal, deve continuar a ser promovida e dinamizada.

Falando na apresentação do livro “Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal”, editado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), da qual a autarquia faz parte, a edil sublinhou que essas diferenciações são estruturais para a oferta turística local.

“A cultura vinhateira dos Biscoitos e de outros locais no concelho e na ilha demonstram que temos especificidades que nos diferenciam, as quais, turisticamente são um atrativo que é nossa obrigação potenciar. O livro que hoje apresentamos mostra isso. É nosso dever fazermos o mesmo com outros produtos, culturas ou particularidades do nosso concelho e da nossa ilha”, enfatizou Vânia Ferreira.

A autarca praiense falava aos presentes na sessão pública de apresentação do livro “Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal”, que decorreu no Museu do Vinho da Casa Agrícola Brum, nos Biscoitos.

“Os nossos produtos endógenos são uma marca e temos de tirar todo o proveito dela, quer turisticamente, quer economicamente e, mesmo, socialmente. Ao mesmo tempo, temos de promover a nossa cultura junto dos mais novos, para que a sua preservação persista”, desafiou a autarca.

O livro “Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal”, editado pela AMPV, espelha uma viagem pelos territórios portugueses onde se produz vinho, cortiça e azeite. O livro é também um roteiro que possibilita a visita a esses territórios.

No caso do capítulo dedicado aos Açores, a Praia da Vitória surge como destino turístico, encimado pela cultura vinhateira dos Biscoitos, mas com destaque para outros produtos turísticos, como as festividades, os miradouros, a gastronomia e a Casa Vitorino Nemésio.

Na apresentação, além do secretário-geral da AMPV, José Arruda, estiveram presentes o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, a Diretora Regional do Desenvolvimento Rural, Emiliana Silva, a vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Fátima Amorim, as vereadoras da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Paula Sousa e Otília Martins, representante da Junta de Freguesia dos Biscoitos, representantes da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, da Casa Agrícola Brum, produtores de vinho locais e outros convidados.

AA/CMPV