Apresentação do livro “Ultramar na Pele” no Museu Francisco de Lacerda

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura, promove, no dia 7 de novembro, pelas 16h00, a apresentação do livro “Ultramar na Pele”, no Museu Francisco de Lacerda, em São Jorge, com a presença de um dos seus autores, Diana Gomes.

A obra, da autoria de Diana Gomes e Rui Caria, foi editada em 2020 pelo Instituto Açoriano de Cultura e reflete uma abordagem inovadora no âmbito da história da Guerra do Ultramar, onde combina as tatuagens realizadas no além-mar durante a guerra colonial e as memórias associadas por quem as “veste”.

Em momentos de saudade e incerteza, estes jovens de outrora pretenderam imortalizar as suas memórias e emoções.

A apresentação deste livro em São Jorge visa homenagear os jorgenses que ingressaram na Guerra do Ultramar, geração atualmente de idade avançada, cujas vivências são de registo considerado fundamental.

Natural dos Estados Unidos, Diana Gomes é tatuadora de profissão no estúdio ‘Poison Tattoo & Boby Piercing’, na Praia da Vitória, ilha Terceira, onde partilha a sua paixão pela arte de tatuar com o seu marido.

Em 2005, fez uma formação de ‘body piercer’, e tem participando em diversas convenções de tatuagens nacionais e internacionais.

Rui Caria, nascido na Nazaré, é atualmente fotojornalista para diversos jornais nacionais e internacionais, sendo correspondente da SIC nos Açores, desde 2006. A sua dedicação à fotografia e à fotorreportagem é internacionalmente reconhecida através de grandes editores, como a National Geographic, a Leica Fotografie Internacional, a Getty Images, entre outros.

Além de inúmeras participações em concursos fotográficos internacionais, venceu em 2019 o primeiro prémio do Sony World Photography Awards.

No dia 6 de novembro, a tatuadora Diana Gomes orientará uma oficina aberta a crianças e adultos, onde serão explorados postais, por ela desenhados, com temáticas jorgenses e literárias. Os participantes são convidados a complementarem os desenhos, bem como a redigir um pequeno texto para o futuro envio do postal.

AA/GRA