Apresentado o Projeto do novo Centro de Saúde das Lajes do Pico

O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, e a Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações, Ana Carvalho, estiveram presentes na sessão de apresentação do projeto do novo Centro de Saúde das Lajes do Pico,

Para Clélio Meneses, o projeto “vai dar dignidade aos cuidados de saúde na ilha do Pico”, tendo o governante realçado também a importância de contratação de profissionais.

“Já foram contratados no último ano sete enfermeiros e um médico, tendo ficado desertos dois concursos para a contratação de mais dois médicos, o que se espera seja ultrapassado com o novo regime de incentivos à fixação publicado recentemente”, disse.

Clélio Meneses adiantou que “no Pico, em plena pandemia foram realizadas em 2021, mais consultas de especialidade (3.675) do que em 2020 (2.332) e mesmo do que em 2019 (2.899), ano sem pandemia”.

O titular da pasta da Saúde revelou também que foram realizados 103 exames em 2018, 106 em 2020 e 124 em 2021: “a este nível, este Governo, com muito esforço, já cumpriu a palavra de reabrir os serviços de atendimento permanente dos centros de saúde das Lajes e são Roque do Pico”.

A empreitada de remodelação do Centro de Saúde das Lajes do Pico tem como objetivo principal dotar o centro de saúde de melhores condições físicas para os seus profissionais e utentes, que passam, por um lado, por corrigir um conjunto de patologias existentes, e por outro, alterar a distribuição funcional de serviços.

A obra, declarou a Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações, Ana Carvalho, consiste em capacitar o edifício de espaços especializados na Unidade Básica de Urgência, nos serviços Médicos e de Enfermagem, Diagnóstico e Terapêutica, Internamento e Administrativos.

O novo Centro de Saúde terá um custo estimado de 1,8 milhões de euros, com IVA, e um prazo de execução de 420 dias.

AA/GRA