Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas // Homenagem a Maria José Cavaco

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura e do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, irá realizar no próximo dia 22 de Janeiro, às 16h00, uma homenagem a Maria José Cavaco, recentemente falecida.

Maria José Cavaco (1967 – 2022) foi uma das mais relevantes artistas plásticas dos Açores. O Arquipélago realizou em 2021 a sua exposição retrospetiva ‘Lugares de Fractura’ e para assinalar esse momento o livro que a acompanha será agora lançado.

A cerimónia, presidida pela Senhora Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, Dra. Susete Amaro, contará com os testemunhos cúmplices de Igor Espínola de França, Paula Mota e Victor dos Reis, amigos da artista e companheiros do seu percurso artístico.

O livro agora lançado é certamente a obra mais completa sobre o trabalho desta artista e, para além de documentar visualmente a exposição, possui ensaios de Victor dos Reis, crítico, curador e professor das Belas Artes de Lisboa e de Maria do Mar Fazenda, historiadora de arte e curadora. É ainda publicada uma longa conversa entre Maria José Cavaco e João Mourão, diretor do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e curador da exposição da artista.

Nesta cerimónia o Arquipélago assinala também a aquisição da obra ‘Cem Desenhos Vermelhos’ para a coleção desta instituição e a doação, ainda em vida da artista, da peça ‘História de Uma Princesa’. Estas duas peças de grandes dimensões enriquecem, assim, o núcleo de obras da artista que o Arquipélago possui na sua coleção e que irá permitir manter o legado da artista.

AA/CAC