Arquivo Histórico da Lagoa integra espólio da Foto Madrid

Recentemente, o espólio da Foto Madrid integrou o Arquivo Histórico Municipal de Lagoa – Açores, que é composto por seis fundos, nomeadamente: Câmara Municipal de Lagoa (1614 – 1982); Administração do Concelho de Lagoa (1525 – 1943); Câmara Municipal de Água de Pau (1746 – 1887); Junta da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (1852 – 1885); Fichas de Emigração, que estão em processo de informatização (1953 – 1975) e Arquivo Fotográfico Foto Madrid.

O Arquivo Histórico do Município de Lagoa- Açores situado no convento de Santo António, na freguesia de Santa Cruz, pode ser consultado através da marcação, sendo que, no portal da Câmara Municipal de Lagoa encontra-se disponível um catálogo com informações gerais sobre cada fundo.

No que concerne ao Arquivo Fotográfico Foto Madrid foi, recentemente, realizada uma intervenção, mais propriamente no que diz respeito à organização física e acondicionamento, desde logo a sua limpeza, digitalização e elaboração de ficha técnica. O mesmo reúne um total de 293.168 espécies em película fotográfica, sendo que, 19.638 espécies foram conservadas, digitalizadas e descritas. Este trabalho foi realizado pelo lagoense Marcelo Borges, nascido em 1984, que tem divulgado o seu trabalho fotográfico em publicações Regionais e Nacionais, expondo, igualmente, de forma individual e coletiva, e cuja obra está referenciada na coleção do Instituto Açoriano de Cultura.

De referir que, as questões de privacidade deste fundo estão salvaguardadas, assim, alguns registos fotográficos mais pessoais não estão disponíveis para consulta indiscriminada.

Os interessados em consultar o Arquivo Histórico do Município de Lagoa – Açores deverão marcar consulta via e-mail para biblioteca@lagoa-acores.pt, sendo que este dispõe do mesmo horário de funcionamento que a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, mais precisamente, de segunda a sexta-feira das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

AA/CML