Artesanato dos Açores na Feira Internacional do Artesanato de Lisboa

A Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA), promove a participação do Artesanato dos Açores na Feira Internacional do Artesanato de Lisboa (FIA Lisboa), que decorre de 25 junho a 3 de julho.

O destaque este ano vai para as produções inovadoras, sustentáveis e certificadas pela marca coletiva Artesanato dos Açores, com as participações das unidades produtivas artesanais de Adolfo Mendonça, Carolina Soares, Isabel Silva Melo e Marina Mendonça.

No Pavilhão dos Açores vão estar também em exposição algumas das criações da designer de moda Joana Duarte, promotora da marca Béhen, que nas suas coleções homenageia os artesãos e as técnicas tradicionais dos Açores, como é o caso da que apresentou na última edição do ModaLisboa, para a qual colaboraram as unidades produtivas artesanais Casa de Bordados de João Pereira e Filhos e a artesã Mercês Sampaio, da ilha Terceira; bem como a Cooperativa de Artesanato Senhora da Encarnação e a Casa de Artesanato Nunes, da ilha de São Jorge.

Além do Artesanato dos Açores, e de forma a promover o melhor da produção açoriana, este ano, e pela primeira vez, a Marca Açores integra a FIA Lisboa. Assim, num só espaço vai ser possível conhecer e adquirir artesanato e produtos regionais certificados. 

Com a parceria da empresa Mercado das Ilhas, sediado em Lisboa e certificado com selo Marca Açores, esta participação da Marca Açores na FIA Lisboa insere-se na estratégia de fomento de consumo de produtos dos Açores em território nacional, cujo crescimento continua a acentuar-se.

No domingo, dia 26 de junho, a Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, promove um evento de boas-vindas ao Pavilhão dos Açores na FIA, às 17h00 (hora de Lisboa), com a degustação de produtos Marca Açores e animação musical a cargo do músico açoriano Romeu Bairos. 

Com mais de 60.000 visitantes, a FIA Lisboa é a maior feira internacional de artesanato da Península Ibérica e a segunda maior da Europa, constituindo, por isso, uma das mais importantes plataformas para a promoção e negócio das empresas artesanais açorianas e para o fomento de consumo dos Açores certificados. 

Unidades Produtivas Artesanais dos Açores na FIALisboa

Adolfo Mendonça, ceramista, licenciado em Design de Equipamentos pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Em 2017 abriu o seu atelier na ilha Terceira. O mar é a sua maior fonte de inspiração, recriando seres vivos oceânicos em peças arrojadas, minimalistas e que transportam consigo a missão de sensibilizar as pessoas para a preservação e valorização da natureza.

Carolina Soares, natural da ilha de São Miguel, criou em 2020 a marca de bijuteria Brincolage. O nome é a junção de duas paixões: brincos e bricolage, bijuteria e trabalhos manuais. Cada coleção sua é o nome de uma mulher que quer homenagear. Com grande criatividade, a jovem artesã distingue-se nas suas criações pelas formas modeladas à mão e pela combinação de cores.

Isabel Silva Melo, vencedora do Prémio Nacional de Artesanato em 2020 na categoria de Empreendedorismo e Novos Talentos. Cria peças de cerâmica figurativa inspiradas nos costumes, cultura e tradições dos Açores e em questões de ordem política e social. A artesã micaelense distingue-se, ainda, pelo seu trabalho de bijuteria em escamas de peixe. Licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, Isabel Silva Melo tem as suas peças certificadas com a marca “Artesanato dos Açores”.

Marina Mendonça, formada em Cerâmica pelo Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa, cria a partir da ilha de Santa Maria peças em modelação cerâmica e cerâmica figurativa, combinando o barro com outros materiais que o valorizam. Do seu trabalho surgem pequenos monstros do mar inspirados em antigas histórias e lendas das ilhas. As suas peças de mesa são em faiança líquida e pintadas com cores suaves, o que lhes confere a leveza da natureza da ilha. 

AA/GRA