Assembleia Municipal aprova candidatura de Ponta Delgada a Capital Europeia da Cultura 2027

 A Assembleia Municipal de Ponta Delgada aprovou, por unanimidade, na sua sessão extraordinária, a candidatura de Ponta Delgada | Açores a Capital Europeia da Cultura 2027.

A aprovação da decisão de Ponta Delgada em candidatar-se a Capital Europeia da Cultura reflete o amplo consenso político existente em torno deste processo.

Trata-se de um projeto estruturante para concelho de Ponta Delgada, para a ilha de São Miguel e para os Açores em geral, pelo que a autarquia, presidida por Maria José Lemos Duarte, considera fundamental a existência de convergência e participação entre todas as forças políticas.

Desta forma, Ponta Delgada dá mais um passo na consolidação deste projeto de candidatura e transmite uma mensagem de união com os restantes municípios da Região, mas também com as várias instituições que, entretanto, aderiram ao processo em curso.

Recorde-se que Ponta Delgada concorre a Capital Europeia da Cultura 2027 com mais 10 cidades portuguesas, sendo que formalização da candidatura acontecerá até 23 de novembro de 2021.

O processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura constitui, por si só, uma oportunidade de transformação sistémica – no reforço de relações inter-institucionais, na abertura de canais de colaboração internacional, na projeção internacional da cidade e da região, na capacitação de técnicos e do setor cultural e criativo, e em convocar a cultura enquanto uma das dimensões centrais no processo de desenvolvimento.

A Câmara deu, entretanto, a conhecer à Assembleia Municipal o modelo de gestão da candidatura que integra diferentes órgãos, nomeadamente, Comissão de Honra, Conselho Consultivo e Rede Parceiros.

Numa fase posterior, será submetida à Assembleia Municipal, para discussão e aprovação, o Pacto Cultural – documento base de preparação da candidatura e da elaboração do bid-book a apresentar à Autoridade de Gestão da Candidatura.

AA/CMPD