Associação de Jovens Agricultores recebidos na Lagoa

A Presidente da Câmara Municipal de Lagoa recebeu, no Paços do Concelho, acompanhada pelo vice-presidente, a  nova direção da Associação de Jovens Agricultores Micaelenses (AJAM), cujo presidente é Nélio Tavares Miranda.

Esta reunião de apresentação de cumprimentos serviu para dar as boas-vindas à nova direção e reforçar os laços institucionais. Na ocasião, foram abordados vários temas relacionados com as atuais preocupações dos jovens agricultores, como as novas perspetivas para o setor agrícola, especialmente a fileira produtiva do leite e o agravamento dos custos de produção, causadores da diminuição do seu rendimento.

Os processos de licenciamento de explorações agrícolas, a falta de água para a agricultura, em períodos de seca, e a intenção de se realizarem formações, em todos os concelhos, foram outros temas abordados.

Cristina Calisto demonstrou a sua solidariedade para com as preocupações dos jovens agricultores e garantiu a disponibilidade de cooperação por parte da Câmara Municipal de Lagoa nas iniciativas e eventos que forem promovidos. A Presidente desejou, assim, o maior sucesso para o desenvolvimento dos diversos projetos da associação.

A Associação sem fins lucrativos, sedeada em São Miguel, tem como objetivos informar e contribuir para a valorização técnica, empresarial e cultural dos jovens agricultores micaelenses. Além disso, pretende contribuir com todos os meios ao seu alcance para a valorização técnica, empresarial e cultural dos seus associados, através da promoção de colóquios, estágios, créditos de estudo e intercâmbios com organizações de âmbito regional, nacional ou internacional.

A AJAM representa, assim, o jovem agricultor micaelense junto das entidades e instituições oficiais e perante organizações regionais, nacionais ou internacionais que lhe sejam afins.

Contribuir e colaborar com instituições ou entidades oficiais, cooperativas ou privadas na definição da política agrícola e pecuária, bem como na definição das linhas de crédito e incentivos a conceder aos jovens agricultores na estruturação agrícola são outras das atividades principais da associação.

AA/CML