Associação de Juventude Aprender a Viver com nova sede

A Associação de Juventude Aprender a Viver (AJAV) inaugurou a sua nova sede, na Rua Ernesto do Canto, freguesia de São Pedro, em Ponta Delgada, numa sessão que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Maria José Lemos Duarte, na ocasião, sublinhou que o novo espaço “simboliza um compromisso empenhado com o futuro da Associação”, aproveitando para enaltecer a “mobilização das sucessivas direções” da AJAV, fundada em 2009, “em torno das temáticas e das causas da juventude do concelho”.

“Esta nova sede, que é uma resolução vossa, é também a expressão muito concreta do princípio municipal de conjugação de esforços e de parceria entre o setor público e a sociedade civil, com vista a garantir as condições adequadas ao funcionamento das associações com sede ou atividade em Ponta Delgada”, afirmou.

A autarca notou que neste mesmo espaço cedido à AJAV a autarquia já havia apoiado a instalação da ACRA – Associação de Consumidores da Região, da Academia do Bacalhau e da Novo Dia – Associação para a Inclusão Social, “todas protagonistas de um sério e importante contributo cívico para as suas áreas de intervenção”.

A AJAV, que conta com 223 associados, é uma associação juvenil que tem como missão, entre outras, a ocupação dos tempos livres dos jovens através de iniciativas ligadas ao ambiente, à cultura, ao desporto ou ao património natural e construído, bem como a intervenção ao nível do acompanhamento psicológico e social.

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, no âmbito das suas competências e dos seus recursos, tem também apoiado a concretização dos projetos e ações da AJAV que promovem a cooperação, a interação e a solidariedade entre os jovens do concelho, em torno das diferentes disciplinas da arte e do desporto, por exemplo.

AA/CMPD