Atenção aos jovens é fundamental para governação que procura o sucesso

O Presidente do Governo Regional dos Açores recebeu em audiência, no Palácio de Sant’Ana, representantes da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), reconhecendo a importância que deve ser dada, a nível de políticas públicas, a esta faixa etária.

“Os jovens são essenciais nas políticas públicas de uma governação que procura o sucesso”, considerou o governante, falando à imprensa após se ter reunido com Tiago Rego, Presidente da Direção da FNAJ, e Cátia Camisão, Vice-Presidente da entidade.

“Foi um gosto conhecer e reconhecer a atitude dos dirigentes da FNAJ em entender o país inteiro, com a sua presença física também nos Açores e respeitando esta ideia de autonomia política e democrática que o país vive, com duas regiões autónomas, e respeitando os órgãos de governo próprio. Isto é um bom sinal: há uma boa compreensão quanto à integralidade nacional”, declarou o Presidente do Governo no final do encontro.

A integridade nacional, nesse sentido, diz tanto respeito a quaisquer jovens do continente como a “jovens da ilha do Corvo”, a jeito de exemplo, prosseguiu José Manuel Bolieiro.

“O futuro constrói-se no presente e a construção do futuro no presente não pode dispensar os jovens de uma cidadania ativa”, disse ainda, defendendo também que as políticas públicas para os jovens sejam “transversais”.

O Presidente do Governo lembrou ainda a criação, no atual Executivo, da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, e garantiu disponibilidade para “receber aportações e envolvimento” da FNAJ na definição de políticas públicas.

AA/GRA