Audiências, artistas e natureza em harmonia no Festival Cordas

“Foi uma semana incrível!” exclamou Terry Costa no encerramento de mais uma edição do Festival Cordas. O concelho da Madalena acolheu 14 concertos ao vivo, as audiências responderam e lotaram alguns dos eventos. “Se não fosse pelas máscaras e medir a temperatura no Auditório da Madalena, esquecíamos que estamos em tempos de pandemia.” Workshops, intervenções nas escolas, conversas e ainda exposições, que continuam este outono, preencheram uma semana intensa de atividades em celebração dos cordofones. 

“Este festival tem que continuar”, expressou Fernando Machado na conversa final com a audiência. “Eu já sou fã, e gostava de ver isto crescer mais, e ter mais apoios. Têm sido seis anos de programação de alta, desde os artistas estrangeiros aos locais.” 

“Agradecemos a todos os colaboradores, amigos e patrocinadores, Governo Regional dos Açores através dos departamentos da Cultura, Juventude e Comunidades, e o nosso maior palco com o apoio da Câmara Municipal da Madalena, pois sem eles e elas não conseguíamos produzir esta linda montra de música do mundo” diz Terry Costa, o fundador e diretor artístico do Cordas. “Os artistas que visitam, ficam com vontade de voltar, isso só nos incentiva a querer fazer mais.” A violinista Carolina Constância publicou na sua página de facebook: “Foram dias incríveis, difíceis de descrever. Conheci pessoas fantásticas, tão bons músicos quanto pessoas, com talentos gigantes e feitos de histórias e música. Aprendi tanto e vou de coração tão cheio. Obrigada por me proporcionar esta experiência inesquecível.”

Experiências e momentos inesquecíveis, ao vivo, incluíram os recitais na Gruta das Torres, no Museu do Vinho, improvisação na Lagoa do Capitão, onde artistas, em harmonia com a natureza, deliciaram as audiências. “Planeamos desenvolver cada vez mais a presença nestes locais únicos” avança Terry Costa, “e ainda dar mais destaque à nossa propriedade da MiratecArts Galeria Costa, onde este ano encerramos a programação ao vivo, e onde muita emoção foi gerada.”

A cortina desta edição já baixou, mas a programação continua online até ao Dia da Viola da Terra, 2 de outubro, onde volta a haver um concerto ao vivo no Auditório da Madalena, com o duo da ilha de Santa Maria, Projeto Engengroaldenga. A próxima edição do Festival Cordas está a ser construída para 16 a 24 de setembro de 2022, enquadrando na temporada #10 da MiratecArts, e com palcos em piscinas naturais e outros lugares ainda não explorados. “A paisagem idílica da ilha do Pico, a nossa história das cordas, as nossas gentes tocadoras de instrumentos, fazem com que este seja o único lugar digno para produzir este festival que já é galardoado por várias entidades internacionais.” E, com estas palavras, Terry Costa encerrou a sexta edição do Cordas World Music Festival.  www.festivalcordas.com 

AA/MA