Aula pedagógica à temática do (cyber)bullying

A vice-presidente da Câmara da Ribeira Grande, Tânia Fonseca, marcou presença numa aula subordinada à temática do (cyber)bullying, cujo Dia Mundial de Combate ao Bullying é assinalado anualmente no dia 20 de outubro, evento que teve lugar na escola Gaspar Frutuoso.

A iniciativa da divisão de Ação Social e Educação da Câmara da Ribeira Grande registou uma boa adesão por parte dos alunos do 5.º ano e foi bastante participada, com os jovens a colocarem várias questões relacionadas com o tema.

Na ocasião, Tânia Fonseca explorou os conceitos da definição de (cyber)bullying através de uma ação pedagógica direcionada para os alunos, sensibilizando-os para a problemática e para o encaminhamento que deve ser dado quando se aperceberem de alguma situação que configure a prática de bullying.

“O objetivo desta aula foi o de estimular estratégias de trabalho para identificar, avaliar e resolver questões de conflitos em ambiente escolar”, explicou a vice-presidente, que se fez acompanhar do chefe de divisão, Paulo Mendes e da psicóloga estagiária, Ana Teixeira.

Tânia Fonseca recordou que a edilidade “tem efetuado um trabalho de proximidade com os estabelecimentos de ensino, quer ao nível de projetos extracurriculares para o enriquecimento e melhoria dos resultados escolares, quer ao nível da sensibilização para os temas da atualidade, como o bullying, a segurança e as medidas de proteção a ter em conta no âmbito da pandemia covid-19”.

AA/CMRG