Autarquia analisa propostas do OPJ de estudantes lagoense

Por videoconferência, jovens estudantes da Escola Secundária de Lagoa; da Escola Básica e Integrada de Água de Pau e da Escola Profissional de Lagoa – INETESE, apresentaram várias propostas para o Orçamento Participativo Jovem (OPJ), à Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto e à vereadora da área da educação e cultura, Albertina Oliveira.

Marcaram, ainda, presença representantes dos respetivos conselhos executivos, professores e colaboradores da edilidade afetos ao OPJ.

Este ano, e com a nova realidade provocada pela pandemia, as formas de comunicação, de interação e de receção de propostas foram ajustadas às condicionantes. Assim, Cristina Calisto acompanhou de perto as apresentações e explicações, interagindo com cada um dos porta-vozes das propostas que, nas próximas semanas serão analisadas pela comissão de análise técnica, composta por três técnicos superiores da Câmara Municipal de Lagoa e dois representantes designados pelo Conselho Municipal da Juventude.

Para a edil lagoense, todas estas ideias apresentadas demonstram “a vontade dos jovens lagoenses em dar o seu contributo para o desenvolvimento do seu território e de alguma forma auxiliam o município na sua tarefa de orientar e definir ações e projetos nas suas freguesias”, e acrescentou que “os autarcas, apreciam e precisam dessa pro-atividade e participação para, no terreno, poderem conhecer aquilo que alegadamente falta fazer”.

Na opinião da edil, “o Orçamento Participativo Jovem assume-se como um projeto de enorme importância e impacto na comunidade, havendo, por isso mesmo, uma associação crescente dos jovens a esta iniciativa de democracia participativa refletida na preparação de cada uma das propostas apresentadas, todas elas reveladoras de muito potencial e criatividade”.

De recordar que, todas as propostas do OPJ já foram entregues e estão em análise técnica até ao dia 31 de janeiro, estando a sua votação reservada para os meses de fevereiro e março. A divulgação do vencedor está prevista para a segunda semana de abril, coincidindo com as celebrações do feriado municipal.

AA/CML