Autarquia apoia projeto de intervenção artística da Associação Cultural Talentos Salgados

A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo apoiou a realização do projeto de intervenção artística da Associação Cultural Talentos Salgados, intitulado “Roteiro das Artes”.

O “Roteiro das Artes” é um novo projeto cultural, idealizado pela artista plástica vila-franquense Andreia de Sousa, que visa dar a conhecer as tradições e histórias mais importantes do Concelho, através de murais públicos, que, no seu todo, irão formar um roteiro por algumas das zonas mais significativas de Vila Franca do Campo.

Na primeira fase do projeto, serão criados cinco murais que irão incidir, por exemplo, na longa história e tradição da Olaria em Vila Franca do Campo ou nas Festas de São João, feriado municipal do Concelho, entre outros “pontos característicos”, como a Ermida da Senhora da Paz.

A primeira intervenção do “Roteiro das Artes” decorreu junto à Olaria-Museu, iniciada em agosto do ano passado e culminada cerca de um mês depois, tendo sido intervencionadas as paredes exteriores das instalações para wc´s, adjacentes à Olaria-Museu, bem como os bancos e mesas dispostos no local.

Um protocolo com o CATL de São Pedro foi criado para a realização de um workshop, no local, sobre pintura spray, que contou com a participação de 24 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos.

Participaram ainda naquela intervenção mais de 10 Vilafranquenses, entre pintores, assistentes, formadores, equipa de redação, fotografia, produção audiovisual, etc.

Um dos pilares fundamentais do projeto é a inclusão de toda a comunidade no mesmo, seja como observadora do trabalho produzido ou participante efetiva no projeto, dada a sua missão de fazer chegar ao maior número de pessoas a oportunidade de terem um contacto direto com a arte, com a equipa que a produz, com as técnicas e materiais utilizados.

Para tal, ao longo do desenvolvimento do projeto serão promovidos workshops gratuitos, realizados tanto no local do desenvolvimento dos murais, como no ateliê de pintura da artista Andreia de Sousa.

Estes workshops terão um número máximo de participantes e irão incidir em técnicas de pintura/desenho, composição de imagens, uso de ferramentas online para realizar esboços, entre outras temáticas a serem exploradas.

Dadas os constrangimentos dos tempos que se vivem, de combate a uma pandemia, foi tomada a decisão de partilhar todo o projeto através das redes sociais e do site da associação www.TalentosSalgados.pt, onde será possível conhecer todas as histórias que inspiraram cada obra, apreciar a realização de cada projeto através do vídeo-processo, apreciar os workshops através de galerias de fotos, bem como, ter acesso aos workshops online e à inscrição gratuita nos workshops presenciais e outras informações complementares do projeto.

Com a missão de contribuir para o desenvolvimento local de Vila Franca do Campo, através da arte, a Edilidade aceitou a parceria com a Associação Talentos Salgados, no sentido de apoiar, no projeto, os agentes culturais vila-franquenses, sejam músicos, pintores, assistentes, designers, fotógrafos, videografos, produtores audiovisuais, etc, com os quais a Associação vai trabalhar e colaborar.

AA/CMVFC