Balanço positivo na Semana de Prevenção de Resíduos 2020

Foram 2071 os participantes nos eventos organizados pela MUSAMI no âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2020, de 21 a 29 de novembro.

A Semana Europeia de Prevenção de Resíduos arrancou com um Workshop online de Cozinha sem Desperdício com a food blogger Sónia Melo, no Facebook, contando com 1811 participantes. Um workshop muito prático com muitas dicas sobre aproveitamento de sobras alimentares.

As ações prosseguiram durante uma semana com sessões de sensibilização online junto de 13 turmas de quatro de estabelecimentos de ensino, para um total de 260 alunos da Escola Secundária Antero de Quental, da Escola Secundária da Ribeira Grande, da Escola Básica Integrada de Ginetes e da Escola Básica e Secundária da Povoação.

“Resíduos Invisíveis” foi o grande tema da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos para 2020, que pretendeu consciencializar os cidadãos para a produção de resíduos gerados na produção de bens de consumo. Por exemplo, sabia que o fabrico de um smartphone de 200 gramas, corresponde a uma produção de resíduos que atinge os 86 quilos de resíduos?

 

Estas e outras curiosidades foram lançadas a reflexão nas redes sociais durante uma semana com vista a despertar a população para a importância da redução e separação dos resíduos, importantes para a sustentabilidade do Planeta.

AA/Musami