Bandeira Azul hasteada em três praias de Vila Franca do Campo

O concelho de Vila Franca do Campo viu hasteada, nas praias de Água d’Alto, Prainha e Vinha d’Areia, a Bandeira Azul, distinção atribuída pela Fundação para a Educação Ambiental a praias que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental.

Na cerimónia, o Presidente da Autarquia de Vila Franca do Campo manifestou o orgulho pelo hastear da Bandeira Azul em três praias do Concelho, dado que a atribuição do galardão é prova da boa qualidade das águas balneares.

O Edil Vila-franquense lembrou que a qualidade das águas para banhos é alvo de monitorização, através de análises efetuadas de 15 em 15 dias, e sempre que tal se justifique, a Autarquia realizará mais análises.

Ricardo Rodrigues apontou, também, que o Ilhéu de Vila Franca do Campo tem sido alvo de monitorização por parte das Autoridades responsáveis, com as últimas cinco análises a revelarem boa qualidade da água para banhos e a permitirem a abertura das viagens para o Ilhéu, já a partir desta terça-feira, 15 de junho.

O Autarca notou, ainda, que, na nova aplicação lançada pelo Município, para smartphones e tablets, chamada “Explore Vila Franca”, é possível a consulta da lotação das praias vigiadas, das bandeiras e da eventual presença de águas-vivas, cuja atualização conta com a colaboração dos nadadores-salvadores.

Nas praias vigiadas (as três distinguidas com a Bandeira Azul e ainda a praia do Corpo Santo), atendendo à situação pandémica da COVID-19, sempre que se justifique, haverá um reforço do número de nadadores-salvadores em funções, por forma a manter uma maior extensão de praia vigiada, para que os utentes se possam estender por todo o areal, cumprindo o distanciamento social, com segurança, tendo Ricardo Rodrigues frisado que o investimento na vigilância e segurança das praias no corrente ano “vai dobrar aquele que se verificou há quatro ou cinco anos”, ultrapassando os 75 mil euros.

Estiveram também representadas na cerimónia de hastear da Bandeira Azul: a Autoridade Marítima Nacional, a Polícia de Segurança Pública e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Franca do Campo.

As praias de Água d’Alto, Prainha e Vinha d’Areia também receberam o título de Praia Acessível – Praia para todos, dado que cumprem todos os requisitos de acessibilidade e de disponibilidade de serviços para pessoas com mobilidade reduzida.

Para além destes galardões, a Praia de Água d’Alto e Prainha ostentam a Bandeira Água Qualidade de Ouro, galardão atribuído pela Quercus, devido à sua excelente qualidade, nos último quatro anos.

A época balnear do ano 2021 vai prolongar-se até 19 de setembro, em Vila Franca do Campo.

AA/CMVFC