Berta Cabral anuncia avião cargueiro nos Açores no final do verão

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, anunciou, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a transformação de uma aeronave da SATA em avião cargueiro “no fim do verão” deste ano, com o objetivo, entre outros, de “valorizar os produtos frescos” açorianos.

“Está a ser analisada uma solução, que me parece a mais plausível neste momento, após todas as diligências que a SATA já fez para encontrar um cargueiro no mercado, que será a transformação de uma das aeronaves em cargueiro, no fim do verão de 2022. É preciso valorizar o nosso peixe. É preciso valorizar os nossos produtos frescos. Temos equacionada uma boa solução”, considerou a governante.

Berta Cabral falava num debate em torno da ilha Graciosa, tendo referido que, no verão ‘IATA’, a SATA funcionará com sete aviões, e “no inverno, uma das mais antigas” aeronaves “passa a cargueiro”.

“Em 2023, uma nova aeronave entra ao serviço da SATA, em ‘leasing’”, adiantou ainda a governante.

Já no que refere aos voos para a Graciosa, estes serão, no verão, 21 por semana – três por dia -, um aumento face a 2021.

A entrada no ativo de um avião cargueiro será um potenciador do mercado regional interno, um desígnio do XIII Governo Regional dos Açores.

AA/GRA