Biblioteca de Angra do Heroísmo promove oficina de língua portuguesa

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca de Angra do Heroísmo, promove, nos dias 15 e 16 de fevereiro, das 9h00 às 10h30, uma oficina de língua portuguesa, ministrada pela professora Rosa Goulart.

A oficina sobre língua portuguesa – descendente do latim, dispersa por todo o mundo, influenciou diversas outras línguas, sendo uma das línguas oficiais da União Europeia e estará dividida em dois módulos: “Do bom uso da língua materna: correção, regras, eficácia comunicativa” e “Língua materna e géneros do discurso: convenções, pragmática da comunicação, recursos estilísticos”.

Rosa Maria Goulart, professora catedrática (aposentada) da Universidade dos Açores, onde lecionou disciplinas nas áreas de Literatura Portuguesa e de Teoria da Literatura e orientou várias dissertações de mestrado e teses de doutoramento, é licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e doutorada pela UAç; foi diretora do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas, de pró-reitora para a Extensão Cultural e Publicações e de vice-reitora para a Área Académica; colabora com universidades portuguesas e estrangeiras, tendo ministrado cursos de pós-graduação, mestrado e doutoramento na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade de Santiago de Compostela. Já publicou em revistas da especialidade, atas de congressos e em obras coletivas, além das obras “Romance lírico. O percurso de Vergílio Ferreira (Grande Prémio de Ensaio APE/TLP)”; “O Trabalho da Prosa”; “Artes Poéticas”; “Literatura e Teoria da Literatura em tempo de crise”; recebeu o Grande Prémio de Ensaio APE/TLP, atribuído a “Romance lírico. O Percurso de Vergílio Ferreira”, em 1993, e foi distinguida com Medalha de Ouro do Município da Madalena, em julho de 2019.

A participação nesta iniciativa será mediante inscrição prévia, através do número de telefone 295 401 000 ou através do email com o nome e contacto para: comunicacao.bparlsr@azores.gov.pt  (inscrições limitadas).

AA/GRA