Biblioteca de Ponta Delgada comemora Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca de Ponta Delgada, promove, entre 20 e 23 de abril, a realização de um programa diversificado de atividades para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, celebrado no passado dia 2 de abril, e assinalar do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, a 23 de abril.

A 20 e 21 de abril, serão dinamizadas as conversas “Contar de Livros na Mão”, subordinada à mediação da leitura para agentes educativos e mediadores culturais.

A 22 de abril, a atividade “A mulher que lia”, terá sessões dirigidas aos grupos dos 2.º e 3.º ciclos e ao secundário, além do público sénior.

A 23 de abril, o público adulto poderá disfrutar de um serão, diferente, com os contos “Histórias que não lembram ao diabo”.

Ao longo dos três dias, e vocacionadas a grupos com idades dos três aos seis anos, alunos do 1.º ciclo e a famílias, decorrerão as sessões intituladas “Histórias que cabem num ouvido”, que visam potenciar a oralidade e a consciência fonológica, através de brincadeiras com o corpo e a língua.

Dirigido a diferentes públicos e a diversas faixas etárias, as iniciativas, que requerem inscrição, através do email socioeducativo.bparpd@azores.gov.pt estarão a cargo da mediadora de leitura e contadora de histórias Cristina Taquelim, nascida em Lagos, em 1964, licenciada em Psicologia Educacional e Pós-Graduada em Ciências Documentais, trabalha em processos de mediação cultural envolvendo literatura, narração oral, património oral, colocando-os ao serviço do desenho de projetos e ações de dinamização comunitária. Acredita que ler e contar são formas de desenhar janelas para a diversidade das linguagens do mundo.

AA/GRA