Biblioteca Municipal faz doação de livros às bibliotecas escolares da Lagoa

À semelhança dos anos anteriores a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, na cidade e Lagoa, doou às bibliotecas escolares do concelho obras que constam do Plano de Leitura e que visam enriquecer a oferta aos seus utentes. As obras entregues constam de listas previamente preparadas pelas escolas, no início de cada ano letivo.

A prática insere-se na estratégia de construção de parcerias interinstitucionais no concelho, em prol da Educação, onde também se insere a articulação dos respetivos Planos de Atividades. Com esta iniciativa integrada no projeto “Biblioteca na Rua”, que tem como seu recurso mais visível a Biblioteca móvel, pretende-se incentivar o gosto pela leitura, em todas as faixas etárias, de acordo com o princípio de aprendizagem ao longo da vida, que constitui um dos mais importantes eixos das políticas educativas europeias.

Por outro lado, entre os objetivos desta medida, que diversifica a oferta pública da biblioteca municipal, destacam-se o fortalecimento da relação entre a instituição e a comunidade, criando oportunidades de leitura de fruição, fora dos lugares habituais, por forma a motivar a participação, a expressão e a construção da identidade local, sobretudo entre as populações das freguesias periféricas do concelho.

AA/CML