Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove oficina de Banda Desenhada

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, promove uma “Oficina de Banda Desenhada”, a decorrer nos dias 1, 2 e 3 de setembro, das 18h00 às 20h00.

Segundo o formador Pedro Lopes, que frequenta a licenciatura de Design de Comunicação, tendo já publicado a sua primeira banda desenhada (BD), este género literário “consiste numa forma de comunicação e divulgação de ideias, histórias e narrativas”.

Dirigida ao público jovem e adulto, esta iniciativa tem como objetivo final a criação, por parte dos participantes, de uma página em BD.

Para que tal seja possível, os três dias de formação terão uma abordagem teórico/prática. Deste modo, serão apresentados diferentes géneros e formatos de banda desenhada, traçando uma cronologia histórica desde o seu início até à atualidade.

Haverá, também, uma abordagem à sua anatomia (vinhetas, tiras, balões de fala, etc), e à criação de personagens.

Com os conhecimentos adquiridos, os formandos serão desafiados a desenhar uma prancha de BD, considerando os enquadramentos e os planos que melhor definam a história proposta.

No mês em que se assinala o Dia Nacional da Banda Desenhada – 25 de setembro – a Biblioteca organiza ainda uma mostra com obras deste género literário.

Para participar nesta oficina basta inscrever-se gratuitamente, através do envio do nome e contacto telefónico para o e-mail comunicacao.bparlsr@azores.gov.pt.

AA/GRA