Biblioteca Tomaz Borba Vieira comemora 10º aniversário

A Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira comemora, este ano, o seu 10º aniversário e preparou vários eventos e atividades de forma a celebrar esta efeméride. Nestes dez anos de existência, entre 2011 e 2021, foram contabilizadas cerca de 80 mil entradas e mais de 13 mil empréstimos neste espaço cultural.

Inaugurada no edifício do Convento de Santo António, freguesia de Santa Cruz, a 5 de outubro de 2011, a Biblioteca Municipal recebeu a sua designação em reconhecimento a um dos mais conceituados nomes da arte contemporânea nos Açores: Tomaz Borba Vieira, um artista que tem impulsionado a cultura no concelho e que contribuiu para o aumento do espólio da instituição.

Ao longo destes dez anos tem sido um espaço que prima por satisfazer as necessidades de informação, de cultura e de educação da comunidade lagoense, através de diversos projetos de promoção do livro e da leitura, de projetos de divulgação da cultura e história local, iniciativas educativas e formativas direcionadas às diferentes faixas etárias, bem como a oferta de serviços gratuitos.

Desta forma, a Câmara Municipal de Lagoa preparou um programa com diversos eventos e atividades diversificados, dedicados ao público em geral, desde os mais novos aos mais velhos.

No dia 5, teve lugar o momento musical “Vira, Mozart”, um evento que conjugou música tradicional açoriana e música clássica. O quarteto Mankes Piano Quartet convidou o grupo musical lagoense Grujola, para um projeto que juntou dois estilos musicais bastante distintos, numa simbiose entre os arranjos folclóricos e a clássica do compositor Mozart. Este projeto foi desenvolvido com o apoio da «Mão em Mão – Azores 2027», da Cooperativa Regional de Economia Solidária – CRESAÇOR e da Associação Cultura e Artística Juvenil – FAMART.

No mesmo dia, decorreu na igreja do Convento de Santo António, a comunicação intitulada “Periferia- um espaço de cultura”, proferida pelo escritor Pedro Paulo Câmara. Licenciado em Português-Inglês, pela Universidade dos Açores, com Curso de Especialização em Estudos Interculturais – Dinâmicas Insulares, e professor desde 2003 das disciplinas de Português; Linguagem e Comunicação; Fundamentos de Cultura, Língua e Comunicação e Cultura, Comunicação e Media. O palestrante é autor de diversas obras, como «Perfumes» (Poesia, 2011), «Saliências» (Poesia, 2013), «Cinzas de Sabrina» (Romance histórico, 2014), e tendo colaborado na coletânea «O Lado de Dentro do Lado de Dentro».

No próximo dia 8 de outubro, pelas 13h00, está marcada a atividade “Parabéns Biblioteca”, desenvolvida com os alunos do 1º ciclo da Escola Básica Jardim de Infância Manuel Medeiros Guerreiro, que visitarão a instituição, e participarão numa oficina criativa na Biblioteca Tomaz Borba Vieira.

Ainda nessa data, terá lugar, pelas 20h00, uma sessão de contos direcionada para as famílias, com a presença do Miguel Esteves. A promoção da leitura, envolvimento da família na promoção de hábitos de leitura, proporcionar um ambiente familiar e experiências que contribuem para o desenvolvimento do público infantojuvenil são alguns dos objetivos desta iniciativa. Esta atividade é gratuita, mas sujeita a marcação prévia, que pode ser feita através do contato 296 912 510.

AA/CML