Bolieiro homenageou “todos os homens do mar dos Açores”

O Presidente do Governo Regional dos Açores integrou a cerimónia de homenagem aos pescadores da vila de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, prestando, através deste, homenagem a “todos os homens do mar dos Açores”.

“O que hoje está bem, amanhã pode ser uma dificuldade. E o nosso compromisso é de estarmos sempre solidários com o rendimento digno dos pescadores e das suas famílias e também com a estratégia política que temos para proteção dos ecossistemas, valorização e promoção dos nossos recursos marinhos”, disse o governante.

José Manuel Bolieiro falava aos jornalistas depois de uma celebração eucarística em homenagem aos pescadores, e antes do descerramento de uma placa evocativa aos “Heróis do Mar de Rabo de Peixe”, no porto de pescas, e a benção e batismo de uma embarcação, numa sessão que contou também, entre outros, com o Almirante Antó​nio Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior-General d​as Forças Armadas.

Nos “últimos tempos”, os índices de captura e o rendimento dos pescadores e armadores têm “subido”, o que satisfaz o Governo Regional, acrescentou o Presidente.

Na ocasião, José Manuel Bolieiro anunciou que a Escola do Mar dos Açores, no Faial, está já certificada como entidade formadora.

A unidade “pretende ser um auxiliar” na formação da classe piscatória e suas comunidades.

AA/GRA