Câmara arranca com nova medida de revitalização do comércio do centro histórico de Ponta Delgada

“Às sextas-feiras o comércio também está na rua” é mais uma iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada e cujo objetivo é a revitalização do comércio do centro histórico da cidade.

Apresentada à comunicação social pela Presidente da Câmara, Maria José Lemos Duarte, numa conferência de Imprensa realizada em pleno centro histórico, a medida do Município tem a parceria da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada.

A Presidente do Município afirmou aos jornalistas que cabe aos poderes públicos “alavancar a iniciativa privada, no quadro das suas competências legais e no limite das suas capacidades financeiras, sobretudo em períodos de maior dificuldade económica”.

É precisamente neste sentido que a autarquia tem vindo a trabalhar e “sempre com o objetivo de mitigar as consequências sociais e económicas decorrentes da Covid-19”.

São várias as medidas criadas pelo Município para os setores social, cultural e económico.

Maria José Lemos Duarte destacou, no entanto, o Fundo Municipal de Emergência Empresarial, ao abrigo do qual estão a ser implementadas medidas extraordinárias de apoio financeiro ou logístico no Turismo, na Restauração, no Comércio.

A Presidente recordou que no caso concreto da atividade comercial, também especialmente fragilizada com a presente crise económica, a Câmara tem em curso uma campanha de sensibilização pública para o consumo local. Através da imprensa, rádio, televisão, meios urbanos e redes sociais, a autarquia está a lançar o apelo para que “comprem em Ponta Delgada”, porque “há compras que vêm por bem”.

Agora, adiantou, “vamos ainda mais longe”, com a medida “Às sextas-feiras as compras são também na rua”, que surge em parceria com a Câmara do Comércio e Indústria e “com a adesão indispensável dos estabelecimentos comerciais” de Ponta Delgada.

Parquímetros desativados e lojas com horário alargado

Assim, a partir de amanhã e até 25 de setembro, sempre às sextas-feiras, entre as 17h00 e as 21h00, as lojas saem à rua e oferecem condições especiais a todos os clientes.

Haverá descontos superiores a 20% nos produtos selecionados dos estabelecimentos aderentes. Os clientes que fizerem compras de valor superior a 20 euros serão premiados com a oferta de um Vale de Restauração ou de um Vale de Leitura, que garantem descontos de até 5€ ou 7,5€ nos restaurantes e nas livrarias aderentes.

Os parquímetros da cidade serão desativados a partir das 17h00 e as lojas aderentes prolongarão o seu horário de funcionamento até às 21 horas.
Haverá, ainda, animação cultural no centro histórico, a par de outras iniciativas municipais que já possibilitam a instalação de esplanadas e a animação de restaurantes.

A Presidente da Câmara fez ainda questão de salientar que a nova medida tem como principal objetivo “contribuir ainda mais para promover o comércio tradicional, minimizar o impacto económico da crise atual, dinamizar o centro histórico da cidade, recuperar a confiança dos consumidores”.

Desta forma, “ficam criadas melhores condições para fazermos de Ponta Delgada uma cidade que cumpre as recomendações da Saúde, mas não desiste da sua Economia. Com a adesão de todos e com a precaução de cada um, podemos transformar o centro histórico da cidade num centro comercial ao ar livre. Com lojas e restaurantes na rua”.

“Às sextas-feiras o comércio também está na rua” é uma medida “boa para a cidade, para os comerciantes e para os consumidores”, segundo a Presidente, que enalteceu a parceria da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e a adesão, que se espera progressiva, dos estabelecimentos comerciais.

AA/CMPD