Câmara continua a apostar na educação ambiental com “Saco de praia VV (vai e volta)”

A Câmara Municipal de Ponta Delgada mantém a sua forte aposta na educação ambiental, desta feita com a criação do “Saco de praia VV (vai e volta)”.

Trata-se de um saco reutilizável que pode ser usado tanto durante a época balnear como até mesmo depois do encerramento da mesma.

A criação do saco reutilizável, para ser oferecido pela autarquia, teve em conta a reutilização de resíduos urbanos, a promoção do artesanato local e para redução e consumo sustentáveis e de baixa pegada ecológica.

Este é mais um produto de economia circular. Um regresso a um passado não muito distante, no qual os recursos e bens eram valorizados ao máximo e onde após a sua (aparente) perda de valor constituíam recurso para outro novo (ou velho) bem/produto.

O “Saco de praia VV” visa aliar o lazer e o usufruto da praia à economia circular, integrando três objetivos de desenvolvimento sustentável ODS: descarbonizar a sociedade, valorizar o nosso território e tornar a nossa Economia circular.

Assim, o saco “Vai” à praia ou a outro local, transportando todos os bens de que o seu utilizador necessita para aquele espaço de lazer, e “Volta” da praia trazendo à origem os bens reutilizáveis, assim como os resíduos produzidos.

AA/CMPD