Câmara da Horta integra grupo de trabalho para ampliação da posta do aeroporto

A Câmara da Horta integra o grupo de trabalho criado pelo Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, para o estudo e avaliação da necessidade de ampliação da pista do aeroporto da Horta.

A criação deste grupo surge como resultado das várias iniciativas e contactos realizados entre a equipa multidisciplinar liderada pela Câmara Municipal da Horta e o Governo da República, a última das quais numa reunião em abril, realizada por videoconferência, com o Secretário de Estado Adjunto das Comunicações e os técnicos da Secretaria de Estado.

Nessa reunião o Presidente da Câmara Municipal da Horta manifestou a disponibilidade da autarquia e do seu Grupo de Trabalho para cooperar com o Governo da República, nomeadamente na análise que vem a ser feita ao estudo prévio apresentado pela autarquia faialense e que aponta para uma solução para a ampliação da pista do Aeroporto da Horta.

Nesse encontro, foi decidido criar uma equipa de trabalho pluridisciplinar, que abrangesse o concessionário ANA e a própria ANAC, bem como os governos Regional e da República, no sentido de encontrar uma solução técnica e financiamento adequado, em conformidade com a regulamentação europeia.

O grupo de trabalho, criado por despacho datado de maio e hoje publicado, é constituído por representantes do Gabinete do Ministro do Planeamento, Gabinete do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Câmara Municipal da Horta, Governo Regional dos Açores, Autoridade Nacional de Aviação Civil, Navegação Aérea de Portugal; ANA – Aeroportos de Portugal; Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

A Câmara Municipal da Horta reforça, igualmente, o seu empenho na concretização deste projeto de desenvolvimento para a ilha do Faial, manifestando a sua disponibilidade para cooperar com o Grupo de Trabalho através do Grupo de Trabalho criado pela Câmara Municipal.

AA/CMH