Câmara da Horta promove projeto “Autarca por um dia”

A Câmara Municipal da Horta está a promover, uma vez mais, em parceria com as escolas do concelho, sessões de divulgação do projeto “Autarca por um dia”, que visa uma educação para a política, incutindo nos/nas mais jovens o espírito crítico e sentido de cidadania ativa.

Este projeto aborda o processo de eleição de um mandato autárquico, dando a conhecer o processo de decisão da autarquia, as funções e competências exercidas, em particular pelos órgãos executivos.

Cada representante dos anos de escolaridade que este projeto abrange terá a oportunidade de ser “vereador/a” por um dia, discutindo as propostas mais votadas, apresentadas numa ordem de trabalhos, levada a uma reunião de Câmara com o Presidente.

José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta, afirmou que este “é um projeto que tem como objetivo aproximar a juventude da vida política, considerando que esta faixa etária é também ela essencial para o desenvolvimento do nosso concelho”.

O edil frisou que “ temos de dar voz aos/às jovens que serão os/as futuros/as autarcas, tornando-se, por esse motivo, importante a realização de iniciativas que apelem e incentivem à sua participação cívica”.

Neste momento, encontram-se a decorrer, até dezembro, sessões de divulgação aos/às alunos/as do 7.º e do 10.º anos da Escola Secundária Manuel de Arriaga, bem como aos/às formandos/as dos cursos técnicos do 1.° ano da Escola Profissional da Horta.

No dia em que se comemora o Poder Local, uma mensagem de reconhecimento a todos/as quantos/as se dedicam à causa pública, nos vários órgãos municipais.

AA/CMH