Câmara da Praia em “Presidência Aberta” à Freguesia de São Brás

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória visitará, na próxima segunda-feira, dia 10 de maio, as obras de valorização e adaptação do antigo Campo de Futebol da Freguesia de São Brás, no âmbito da “Presidência Aberta” àquela localidade.

Recorda uma nota da edilidade que este projeto, orçado em cerca de 25 mil euros, visa revitalizar uma infraestrutura desportiva, propriedade da Junta de Freguesia, que não serve qualquer atividade desde 2015, dinamizando o recinto como um espaço para prática desportiva lúdica, recreativa, individual ou familiar.

Com as obras em curso, o futuro Parque de Lazer e Desportivo de São Brás deve entrar ao serviço da população de São Brás e das freguesias vizinhas já no verão deste ano, sem prejuízo de, posteriormente, a própria Junta de Freguesia avançar com outras candidaturas e continuar a apetrechar aquela infraestrutura.

Assim, e para já, estão a ser criados espaços destinados à realização de circuitos de manutenção, zona de corrida, zona de passeio, uma pequena zona de descanso com alguns bancos, adaptação das instalações sanitárias, zona infantil, circuito para andar de bicicleta e instalação de equipamentos para a prática de exercício físico.

O Campo de Futebol de São Brás foi construído em 1978, tendo sido adquirido pela Junta de Freguesia em 1994. Desde 2015 que não existe qualquer prática desportiva no local, depois de vários anos em que a equipa local militou em provas organizadas pela Fundação INATEL. 

Audiências, visitas e reuniões

Do restante programa da “Presidência Aberta” a São Brás destaque para as audiências do executivo municipal liderado por Tibério Dinis com todos os munícipes que tenham assuntos a tratar com a Câmara Municipal (acontecendo, durante a tarde, na Casa do Povo de São Brás, devendo os interessados proceder à marcação prévia da audiência, através de contacto para o Gabinete da Presidência da Câmara Municipal, até ao próximo dia 7 de maio, através dos contactos 295 540 200/211 ou para o endereço de correio eletrónico gabinete.presidencia@cmpv.pt, indicando-se o nome, contacto e assunto a tratar).

No âmbito da “Presidência Aberta” à Freguesia de São Brás realizar-se-ão também visitas a investimentos públicos municipais, a empresas e instituições, assim como decorrerá a reunião ordinária pública do Município, pelas 19h00, na Casa do Povo.

A Freguesia de São Brás

A Freguesia de São Brás nasceu em fevereiro de 1951 tendo sido promovida a Paróquia Eclesiástica por Provisão do Bispo D. Manuel Afonso de Carvalho, em março de 1958. Territorialmente confronta com as Freguesias de Fontinhas, Vila Nova e Agualva, e com as Vilas da Lajes e de São Sebastião (concelho de Angra do Heroísmo). São Brás tem a particularidade de ser uma das poucas localidades da ilha Terceira sem fronteira com o mar. Com uma área de 5,3 quilómetros quadrados e uma população superior ao milhar de habitantes, São Brás é, economicamente, uma Freguesia predominantemente dedicada à agricultura e pecuária. A Freguesia possui um parque habitacional fortemente integrado na arquitetura dita do “Ramo Grande” sendo possível ver belíssimos exemplares em excelente estado de conservação. Da história do início do povoado os primeiros registos são de 1480, aquando do início da construção da primitiva Ermida de São Brás.

Recentemente, a Freguesia inaugurou e abriu ao público uma nova valência de índole sociocultural e turística, o Centro Interpretativo de Cultura Rural do Ramo Grande, situado na Rua do Gorgita n.º 2 (em frente ao edifício sede da Casa do Povo e da Junta de Freguesia).

AA/CMPV